Um pouco mais de Luz

A SABEDORIA É UM REFLEXO DA LUZ ETERNA (V. Sb 7,26)

Página inicial do sítio > Na Tua Luz, veremos a luz > Sabedoria e Conhecimento de Deus

"Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração" (Mt 11, 29)

Sabedoria e Conhecimento de Deus

(Meditando nos ensinamento de Jesus a Consuelo)

domingo 12 de Fevereiro de 2017

Neste texto as palavras de Jesus a Consuelo (ver www.scholamariae.org) estão a negrito. As reflexões suscitadas ao autor do texto por essas sublimes palavras seguem-se em letra simples.

................................

"Não temas pela tua pequenez nem voltes atrás por medo do fracasso, porque nem o que semeia nem o que rega são nada: só Deus é que dá o crescimento."

- Tudo está nas tuas mãos, Senhor. A teu lado nada temeremos.

"Eu dou a semente que é a minha Palavra; e cubro a terra de chuva em abundância, e esta fecunda os campos. Eu dou ordens ao sol, e este faz germinar o que foi plantado. Eu, o Senhor, faço os meus mensageiros velozes como o vento, e os meus ministros, chamas de fogo."

- Que os teus mensageiros sejam escutados; que as palavras dos teus ministros aqueçam as almas tíbias.

Senhor tu nos dizes que "são muitos os males que afligem a humanidade" e que "a origem deles é o pecado". Mostras-nos "a oração" como meio "para evitar o mal". Indicas-nos "o arrependimento e a conversão do coração" para "reconstruir o que está em ruínas". Ser fiel testemunha da verdade, lembras-nos, é a maneira de "ajudar os que estão afastados para que encontrem o caminho da verdade". E que iluminamos os que vivem nas sombras da morte se formos "resplendores da luz".

- todos os que nos dizemos teus discípulos, divino Mestre, devíamos a cada momento, estar conscientes disso. Mas tu nos lembraste de que "o espírito é forte mas a carne é fraca". Por isso, te pedimos Senhor, dá nos a fortaleza para não cairmos na tentação.

"Não é sábio o homem que não observa a Lei de Deus e, deliberadamente, faz caso omisso da Palavra revelada; não tem inteligência aquele que se aparta da verdade: porque a mentira traz desalento ao coração, inquietude à alma e agitação ao espírito. O homem que vive no erro é como uma nave sem piloto, que vai à deriva, arrastada pelo vento de todos os vícios."

- Liberta-nos, Senhor, da negligência, da mentira e do erro que marcam a estrada larga que leva à perdição. Lembra-nos que "a verdade nos libertará".

"O mundo não ama a verdade; por isso, os que vivem na verdade, sofrerão tribulação no mundo, pois o mundo aborrece os que não são do mundo. Eu sou a verdade e o mundo não me recebeu. Por isso não deves esquecer que todo aquele que é amigo do mundo se constitui em inimigo de Deus".

- Ajuda-nos, Senhor, a não esquecer que estamos no mundo mas não somos do mundo.

"Muitos homens não me conhecem; por isso vivem uma vida natural e sem espírito, crivados interiormente pelo mundo, açoitados pelo demónio e sendo escravos da carne. O homem não é verdadeiramente livre, porque não vive na verdade."

- Pelo sinal da tua cruz, livra-nos Senhor, nosso Deus, dos três inimigos da nossa alma: o mundo, o demónio e a carne.

"Desejo que recordes aquele lugar de Deus chamado Paraíso, onde Satanás espalhou a semente da soberba, nebulando a inteligência daqueles que eram luz e que Eu criei para que resplandecessem. Satanás, com falsas promessas, separou-os de Mim e, como cegos, caminharam errantes. Hoje o Maligno continua a empregar a sua mesma astúcia: seduz o homem com adulações, põe no seu coração o desejo de ser como Deus, e a soberba acaba por conduzir o soberbo à perdição."

"O povo gosta da sua infidelidade, porque muitos daqueles que o conduzem são cegos e, se um cego guia outro cego, caem ambos no abismo."

- Afaste de nós, o nosso Anjo protetor, o Sedutor e as suas tenebrosas pompas.

"A luz que dissipa as trevas da incredulidade, que destrói as nuvens carregadas da apostasia e que acaba com a confusão de ideias, chama-se Sabedoria; este dom por excelência conduz as almas à verdade plena."

- Que conduz a ti Senhor!

"Procura a sabedoria e ama-a mais que à saúde e à beleza, e antepõe-na a todas as coisas criadas: porque quem possui a sabedoria, conhece os segredos de Deus e discerne as suas obras."

- Quão longe estamos ainda Senhor!

"Pede a Deus a sabedoria, e Ele te concederá ciência e inteligência. Procura a sabedoria como os avaros procuram o ouro e as pedras preciosas, pois o seu valor a nada pode equiparar-se."

- Sempre Te procurámos, às vezes, enganados, por caminhos errados.

"Serei para os humildes um livro aberto; eles verão com os meus olhos e compreenderão que Eu sou o Senhor, que faz brotar em seus seios rios de água viva."

- Como costumamos ouvir num cântico na Tua Santa Missa: "Quem bebe de Jesus Cristo, torna-se nascente, pr’a sempre a jorrar". E assim te poderemos levar e mostrar àqueles que te desejam ver mas não sabem onde procurar-Te. Que a Tua presença em nós lhes provoque sede de Ti, Sabedoria Encarnada de Deus.

"Certamente a Deus ninguém o viu, porque Deus é espírito; mas quando o Filho que é a Palavra feita carne, mostra a sua face ao mundo, descobre o rosto do Pai, pois Eu sou a imagem visível do Deus invisível."

- Mostra-nos Senhor o verdadeiro rosto do Pai.

"A Escritura fala do santo temor de Deus, que não é um temor semelhante ao que conhecem os seres humanos, que está ligado ao castigo, ao medo, às confrontações e, em muitos casos, traz consigo ódio, vingança e morte."

"O temor de Deus é o princípio da sabedoria, porque o homem sábio tem um sublime conhecimento da majestade e da grandeza de Deus, e este conhecimento leva-o à piedade, à adoração, ao respeito e à reverência, cumprindo-se o que está escrito: «Só a Deus adorarás.»."

- No entanto, Senhor, tantos "falsos deuses" que as pessoas adoram!

"Quando o homem esquece a majestade de Deus, torna-se ímpio; perde o respeito e a reverência; adora o mundo, as suas pompas e as suas obras, em vez de adorar a Deus."

- Como se o homem tivesse perdido a capacidade de "olhar" para cima...

"A idolatria é o fruto da árvore da soberba e, nos seus ramos, fazem ninho os ignorantes; por isso, muitos homens por falta de conhecimento e de sabedoria divina, ainda que se confessem crentes, recorrem às artes de magia e de feitiçaria, consultam os espíritos dos mortos, visitam os que deitam cartas e recorrem à adivinhação, caindo nas garras de Satanás."

- E o "pai da mentira", rindo-se perfidamente daqueles que ele assim engana.

"De todos estes males se teriam livrado, se tivessem tido santo temor de Deus. Este dom sublime e excelente ter-lhes-ia dado sabedoria para discernir o bem do mal, o que é agradável aos olhos de Deus e o que é, para Ele abominável."

"Eu sou a Sabedoria. A minha Palavra é espírito e vida, e aqueles que me amam e cumprem a minha Palavra viverão eternamente."

- No Teu Reino que não terá fim e ao qual nos queres conduzir.

"Sou o Mestre e ensino-te o caminho que deves seguir. Da minha boca saem o conselho e a prudência."

"Eu sou Jesus, o Filho de Deus vivo. Eu sou a Luz e vim do Céu para iluminar a terra, que vivia nas sombras da morte. Sou a Palavra feita carne, que habita entre vós."

"Eu fui enviado ao mundo para salvar o mundo do seu pecado e para vos dar a conhecer o Pai, princípio sem princípio de quem tudo procede. Eu realizo as suas obras, as obras que o Pai me mandou realizar."

- Vieste dizer-nos que há uma outra realidade que nós não conhecemos e para a qual tu nos chamas. Por que não te ouvimos?

"Os que me procuram encontram-me, aos que querem conhecer-me, dou-me a conhecer. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me a Mim. Eu chamo-as, e elas ouvem a minha voz e seguem-me."

- Não deveríamos ser todos tuas ovelhas?

"Os que querem conhecer-me que venham a Mim: Eu lhes darei a beber da fonte da sabedoria, e jamais terão sede, porque em seu seio correrão rios de água viva."

"Com simplicidade e pureza de coração invocai o Espírito Santo: Ele é a água viva que brota, como rio caudaloso, naqueles que têm fome e sede de Deus."

- Compreendo que o Espírito Santo que procede de Ti, que sopra onde quer e quando quer, nos ligará a Ti, se nos abrirmos ao seu sopro e formos dóceis às suas inspirações.

"O Espírito Santo tem a missão de levar os homens ao conhecimento da verdade plena. Ele vos dará a conhecer o Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, da mesma forma que Eu tive a missão de dar-vos a conhecer o Pai. Se cumprirdes a minha Palavra e permanecerdes no meu amor, Eu permanecerei em vós, e vós sereis um comigo como Eu sou um com o Pai."

- Vinde, vinde Espírito Santo. Vinde aos nossos corações e acendei neles a divina chama do vosso Amor. E assim conheceremos Deus pois "Deus é Amor".

"Ouvi, pois , povos da terra, isto diz o Senhor: «Toda a palavra que te fale do Senhor escuta-a com gosto e não recuses, por soberba, os ensinamentos da sabedoria. Porque toda a sabedoria vem de Deus e desce do Céu para instruir-te na verdade. Se humildemente a escutares, encontrarás descanso para a tua alma e gozo para o teu espírito.»."

Alguma mensagem ou comentário ?

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?