Um pouco mais de Luz

A SABEDORIA É UM REFLEXO DA LUZ ETERNA (V. Sb 7,26)

Página inicial do sítio > Na Tua Luz, veremos a luz

Na Tua Luz, veremos a luz

«Quando Deus tiver concedido à alma a luz da sua graça, os olhos do espírito serão iluminados e abertos para a luz divina.»
(Edith Stein, Ciência da Cruz)

Antes de te reencontrar,
misericordiosa Luz,
vagueava por estranhos e perigosos caminhos,
(alguns deles tão tenebrosos!)
Vejo agora,
do alto das colinas onde me conduzes,
delícias inenarráveis; claras, simples, imediatas...
daquelas que, num abraço caloroso,
alargam o coração.
Quantas vezes te procurei onde não estavas!
Até que, em ditoso dia,
com lágrimas nos olhos,
a tua doce Filha me perguntou:
"Então, meu filho,
onde está o teu amor?"
(memórias do webmestre)

A distância a que Deus se encontra das pessoas reflete-se na vida de cada uma, de uma forma diretamente proporcional a essa distância, a qual infelizmente pode ir até ao infinito. Ela depende, em última análise, do lugar onde, no seu coração, as pessoas colocam o amor que Deus contínua e misericordiosamente lhes oferece, ou seja, a forma como correspondem a esse amor.

Cada ser humano nasce com a lei de Deus inscrita no coração; também chamada de "lei natural". Ao longo da vida a consciência de cada um vai crescendo, dando-lhe conta do certo e do errado; do bom e do mau. ouvi-la ou ser-lhe indiferente torna essa consciência mais ou menos viva e por vezes moribunda senão mesmo morta.

Assim se faz, ou não, o que é melhor para cada um e para todos, na medida em que cada um se aproxima ou afasta da voz interior que o devia conduzir pelo caminho certo. É verdade que há afastamentos e reaproximações mas infelizmente há afastamentos de tal grau que tornam o regresso quase impossível, a não ser que a graça de Deus não seja rejeitada e aja no sentido contrário.