Um pouco mais de Luz

A SABEDORIA É UM REFLEXO DA LUZ ETERNA (V. Sb 7,26)

Página inicial do sítio > Sabedoria humana / Sabedoria Divina > Edith Stein > Da Pessoa

Da Pessoa

Corpo, alma, espírito

A estrutura ôntica da pessoa e a sua problemática epistemológica

A Estrutura ôntica da pessoa faz a ponte entre o que há de mais fenomenológico em Edith Stein e o que caracteriza as suas interpretações dos grandes místicos da ordem carmelita: Teresa d’Ávila e João da Cruz.

A ideia de uma filosofia da pessoa inscreve-se aqui na perspectiva de uma verdadeira ciência da pessoa no sentido da concepção husserliana da filosofia como ciência rigorosa. Esta ciência está fixada em três principais instâncias: alma, espírito, corpo, e depende efectivamente de uma análise (crítica) do ser que, fundamentalmente, é pessoa, ser finito ou ser eterno.

Se a reflexividade é o próprio movimento da constituição da pessoa, a filosofia reflexiva será aqui teocêntrica e já não antropocêntrica ou egocêntrica.

Num tempo em que a noção de pessoa se esbateu, convém reencontrar toda a sua densidade. Se o discurso sobre os direitos do homem quiser ver-se livre de toda e qualquer fraude, deve procurar o caminho de uma verdadeira dignidade da pessoa. Para Edith Stein, esta provém, em definitivo, da permuta entre o Espírito que dá e o espírito que recebe.