Luz terna, suave, no meio da noite,
Leva-me mais longe...
Não tenho aqui morada permanente:
Leva-me mais longe...
Que importa se é tão longe, para mim,
A praia aonde tenho de chegar,
Se sobre mim levar constantemente
Poisada a clara luz do teu olhar?
Nem sempre Te pedi como hoje peço
Para seres a luz que me ilumina;
Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso
Na plenitude da tua luz divina.
Esquece os meus passos mal andados,
Meu desamor perdoa e meu pecado.
Eu sei que vai raiar a madrugada
E não me deixarás abandonado.
Se Tu me dás a mão, não terei medo,
Meus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva-me mais longe:
Basta-me um passo para a Ti chegar.
(Hino da Liturgia das Horas)
Que estas páginas possam refletir essa Luz e revelem caminhos que nos conduzam ao Sol que não tem ocaso: Jesus, Coração ardente de Amor.
Há já alguns anos, no início, um leitor perguntou-me com que objetivo tinha criado este site. Dada a evidência do conteúdo, pareceu-me, então, ser uma pergunta pouco pertinente.
No entanto, dado que uma pergunta pede sempre uma resposta e procurando ser o mais sintético possível, apraz-me todavia responder:
Na medida em que o Espírito Santo o continuar a inspirar e procurando ser-lhe sempre muito dócil, o motivo que me conduz continua a ser o mesmo de então:
Isto é, a expectativa de poder contribuir para dar a conhecer alguns dos contributos com que tantas almas privilegiadas, fizeram aumentar o tesouro da nossa Fé católica.
Assim esta possa crescer em cada um daqueles que nos visitarem.
Artigos mais recentes
-
1 de Março de 2014
Ingrid Betancourt (senadora colombiana raptada em 23 de Fevereiro de 2002) declarou, em Julho de 2008, numa das inúmeras entrevistas dadas, quando foi libertada:
"No primeiro ano da minha detenção, nas mãos das FARC, eu lutava contra Deus. Estava muito enraivecida com ele, devido à morte de meu pai... Ele tinha uma grande devoção à Virgem, enquanto eu − devo confessar −, na época, achava Maria um pouco... simplória, sem graça. Mas, pouco depois, descobri uma Maria forte, uma Maria (…)
-
1 de Março de 2014
O Papa Francisco contou uma história que aconteceu na Argentina: uma criança de 7 anos estava doente e os médicos deram-lhe apenas algumas horas de vida. O pai, "homem de fé", muito abalado, "parecia um louco e, nesta loucura” apanhou um autocarro para o santuário mariano de Lujan, a 70 km de distância.
"Ele chegou ao local às 9 da noite e tudo estava fechado. Começou, então, a rezar à Virgem, tendo as mãos apoiadas no ferro da grade. Ele rezava, rezava, chorava, rezava... e permaneceu lá (…)
-
18 de Fevereiro de 2014
No final de Novembro, Vladimir Putin, teve um encontro com o Papa, no Vaticano. Putin ofereceu ao Santo Papa um ícone da Virgem Santíssima, que ambos veneraram, juntos. Quem pode compreender o “sinal” deste encontro do “Santo Padre” com o presidente da Rússia? Vladimir Putin oferece ao Papa uma imagem da Santa Mãe de Deus, e os dois a veneram com devoção e afecto!
Basta lembrar (...) os pedidos e as promessas de Nossa Senhora de Fátima (à Irmã Lúcia) (...): “Nosso Senhor dizia-me, há (…)
-
10 de Setembro de 2013
No dia 10 de Agosto de 1519, o lenhador, Jean de la Baume, escalou o Monte Verdaille no alto de Cotignac. Ele estava sozinho e, como de costume, começava o dia por rezar.
Após a oração, assim que se levantou, viu surgir, diante dele, uma nuvem, descobrindo a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, cercados por São Bernardo de Claraval (Clairvaux), Santa Catarina Mártir e o Arcanjo São Miguel. Nossa Senhora estava de pé, e tinha os pés apoiados sobre a lua crescente. Ela, então, (…)
-
10 de Julho de 2013
Era um homem jovem, belo, pai de três filhos. Mas o infortúnio e a calamidade invadiram a sua vida. Perseguido pelas preocupações e pela ansiedade e tendo perdido a confiança em Deus e nos homens, ele aceitou o seu fracasso e decidiu suicidar-se.
Antes mesmo que os primeiros raios de sol dissipassem a grisalha da madrugada, ele esquivou-se de casa, furtivamente, em busca de um lugar solitário, segurando nervosamente uma corda na mão direita. Abatido e desalentado, descia o carreiro (…)
-
23 de Maio de 2013
Eu vou contar duas experiências que ouvi, vivenciadas e relatadas por suas testemunhas, lá mesmo, em Kibeho. Estas duas pessoas receberam a graça de curas milagrosas.
O primeiro caso é o de um jovem que estava noivo: ao passar por exames médicos para se poder casar com a nubente, ele foi diagnosticado com o vírus da SIDA. Os esponsais foram anulados e o homem ficou sozinho, perturbado, consumido por grande inquietude e consternação. Ele costumava rezar e continuou a fazê-lo, mas não havia (…)
-
23 de Maio de 2013
Em 1566, atendendo o pedido das famílias mais influentes e de uma grande parte da população da cidade de Quito, o Rei da Espanha, Filipe II, emitiu um decreto para a fundação do Mosteiro Real da Imaculada Conceição, que foi, então, erguido em um canto da praça principal de Quito. O Rei enviou, da Espanha, o primeiro grupo de Madres Fundadoras do Mosteiro, colocando-o sob a autoridade de Madre Maria de Jesus Taboada, parente sua e, ao mesmo tempo, tia de Mariana Francisca de Jesus Torres. (…)
-
22 de Maio de 2013
Hoje, Mãe, nós desejamos confiar-te o futuro que nos aguarda, pedindo que nos acompanhes neste novo caminho... A Ti, Aurora da Salvação, nós confiamos a nossa caminhada neste novo milénio, para que, sob a tua conduta, todos os homens possam descobrir Jesus Cristo, Luz do mundo e único Salvador.
(Ato de confiança de João Paulo II, na alvorada do Terceiro Milénio,
na presença de 1.500 bispos, em Roma, no dia 8 de Outubro de 2000)
-
22 de Maio de 2013
Vitória de Lepanto e festa de Nossa Senhora do Rosário
No século XVI, o Império Otomano em expansão continuava a ameaçar a Europa Ocidental. Num contexto pouco favorável, em maio de 1571, o Papa Pio V conseguiu, finalmente, celebrar a "Santa Liga", aliança entre Espanha, Veneza e Malta, que ele consagrou na Basílica de São Pedro.
Reuniu-se uma imponente frota , tendo sido confiada a Dom João da Áustria, irmão de Felipe II, da Espanha. Desejando implorar a protecção celeste para a frota, (…)
-
22 de Maio de 2013
Na Ponte de Madeira, subúrbio de Tóquio, viviam, em antigas barracas militares, milhares de idosos, isolados, os chamados sem-pátria. Por volta das duas horas da madrugada, o telefone tocou: uma velha senhora, prestes a morrer, solicitou a visita de um padre.
Quando jovem, ela tinha frequentado uma escola católica, tendo recebido uma boa instrução, durante três anos, por parte de uma religiosa e, aos dezassete anos, tornou-se cristã. "Eu recebi o Santo Baptismo (a Água Santa) e o Pão de (…)